Serviços Farmacêuticos são um dos temas do Congresso Nacional dos Farmacêuticos (que começa já amanhã) 44

Os serviços farmacêuticos, que podem ajudar o SNS a dar uma melhor resposta aos portugueses, são um dos temas centrais da próxima edição do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que tem início já na próxima quinta-feira, dia 21 de novembro, em conjunto com a Expofarma. Decorrendo ambos até sábado, dia 23 de novembro, no Centro de Congresso de Lisboa.

Os serviços farmacêuticos disponibilizados à população, como a vacinação, a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a renovação da terapêutica crónica e outras intervenções em situações clínicas ligeiras podem aliviar a pressão sobre os serviços públicos de saúde. Podem, como refere a Ordem dos Farmacêuticos (OF), em comunicado, “evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências hospitalares por ano, contribuindo, de forma decisiva, para melhorar as respostas do sistema de saúde e para a proximidade e acesso aos cuidados de saúde”.

 

Congresso em análise

Sob o tema ‘Mais Inovação, Melhor Saúde’, os farmacêuticos portugueses “vão analisar os mais recentes avanços técnicos e científicos nas tecnologias de saúde, com especial relevância para o acesso à inovação terapêutica, para a transição digital e para a capacitação e qualificação da força de trabalho farmacêutica”, sublinha a OF.

Ao longo dos três dias de trabalho vão ser apresentados resultados de vários projetos e programas de saúde com intervenção farmacêutica, que espelham vantagens e benefícios da integração dos cuidados prestados por farmacêuticos na rede de cuidados de saúde, multidisciplinares e promotora das melhores práticas.

Toda a informação sobre o CNF24, com destaque para o programa (também em anexo), está disponível aqui.