
Acaba de chegar a Portugal a SHAPE (Support Harmonized Advances for better Patient Experiences), uma iniciativa internacional desenvolvida pela Servier em colaboração com a Digestive Cancers Europe e uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que visa melhorar significativamente a qualidade de vida dos doentes com cancro digestivo metastático e das suas famílias.
O programa SHAPE disponibiliza um conjunto de ferramentas práticas, criadas em conjunto com os doentes e os seus cuidadores, que abordam aspetos essenciais da jornada da doença, desde a comunicação com os profissionais de saúde, a gestão do impacto psicológico, a nutrição ou a atividade física.
Em Portugal, este programa traduz-se, inicialmente, na realização de três brochuras informativas, especialmente adaptadas, que estão disponíveis para os profissionais de saúde e para os doentes.
Estes materiais, disponíveis no site da Servier, foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar orientação prática e apoio ao longo de toda a jornada do tratamento, numa promoção de uma abordagem holística.
“O programa SHAPE representa uma mudança de paradigma na forma como apoiamos os doentes com cancro digestivo. Isto porque conseguimos reunir, numa só iniciativa, as perspetivas de quem vive com a doença, dos cuidadores e dos profissionais de saúde e, desta forma, criar ferramentas verdadeiramente úteis e centradas nas necessidades reais de quem enfrenta estas doenças”, refere, em comunicado, João Bernardo, responsável da área de Oncologia da Servier Portugal.