A plataforma de atendimento SNS 24 dedicada à população surda comemorou 2 anos de funcionamento, na passada semana.
Esta linha, inserida no portal SNS 24, entrou em funcionamento a 21 de abril de 2020.
A plataforma de videochamada permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.
Além de garantir o acesso à linha SNS 24, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
O serviço prestado por esta linha segue os mesmos parâmetros para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, e agora também aos Serviços Informativos e Administrativos, ambos acessíveis pelo computador ou através do telemóvel.
Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. Já os Serviços Informativos e Administrativos estão disponíveis todos os dias, das 8:00 às 22:00.
Estes Serviços Informativos e Administrativos possibilitam aceder a um variado conjunto de informações e apoios, como a marcação de consultas online, submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações.
Até ao momento esta plataforma de atendimento por videochamada tem crescido de forma gradual, e em dois anos forma efetuadas 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa.