O SNS 24, que celebrou dia 24 de julho 5 anos de atividade, já atendeu este ano mais de 8 milhões de chamadas, batendo o seu próprio recorde, alcançado em 2021 com mais de 6 milhões de atendimentos.
Em comunicado, o SNS 24 afirma que “2022 é o ano com o maior número de chamadas de sempre”, destacando que 2,8 milhões de chamadas foram resolvidas automaticamente. “Às várias tipologias de serviço disponíveis – desde serviço de triagem, a aconselhamento e encaminhamento e outro tipo de informações de saúde -, juntou-se, em abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a plataforma de atendimento por videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa”, continua.
A Linha de Aconselhamento Psicológico, que passou a ser disponibilizado em língua inglesa e já “prestou apoio a mais de 167 mil pessoas, ultrapassou as 40 mil chamadas” este ano. “Hoje, mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um acesso omnicanal a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” que, além de telefónico, “pode ser presencial e digital, através do portal e da app SNS 24”.
A aplicação SNS 24 já registou 7,5 milhões de downloads e o respetivo portal digital foi visitado, este ano, “por mais de 21 milhões de utilizadores”. Com 250 balcões pelo país, o SNS 24 sucede à linha telefónica pediátrica “Dói Dói Trim Trim”, de 1998, e da Linha Saúde 24, em 2007. “Em março de 2020 passou a ser a primeira linha de apoio daqueles que procuraram ajuda clínica na pandemia. Desde então, reforçou a dimensão e capacidade de atendimento a vários níveis: infraestrutura, tecnologia, recursos humanos e criação de novos serviços”.