O Centro de Contacto SNS 24 ultrapassou as cinco milhões de chamadas este ano, o valor mais elevado de sempre.
Os dados são dos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), enviados à agência Lusa.
De acordo com a informação disponibilizada, janeiro de 2021 continua a ser o mês com maior procura até ao momento, com mais de um milhão de chamadas atendidas no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24).
“Em 2021, o SNS 24 atendeu mais de cinco milhões de chamadas, ultrapassando o ano de 2020, que até aqui tinha sido o maior em volume de chamadas, em mais de um milhão de chamadas atendidas”, indica o SPMS.
No mesmo período de 2020 tinham sido atendidas mais de 3,5 milhões chamadas.
Em novembro, foram atendidas quase 500 mil chamadas, praticamente o dobro do valor registado no mês anterior de outubro (261.085).
No âmbito da pandemia foi lançada, a 21 de abril de 2020, a plataforma de atendimento por videochamada para cidadãos surdos, que já realizou mais de 1.900 triagens intermediadas por intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Já o serviço de Aconselhamento Psicológico para utentes e profissionais de saúde, lançado em abril de 2020, atendeu 121.613 chamadas, 8.389 das quais efetuadas por profissionais de saúde.
O SPMS indica ainda que, no contexto da pandemia, o SNS 24 emitiu mais de 1,5 milhões de requisições de testes de diagnóstico à covid-19 e mais de 1,4 milhões de declarações provisórias de isolamento profilático.
Antes da pandemia, o SNS 24 contava com cerca de 1.000 profissionais. Atualmente, conta com cerca de 5.000 profissionais de saúde a prestar serviço na linha, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, estudantes de medicina, administrativos e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Estes profissionais estão distribuídos pelos centros de contacto sediados em Lisboa, Porto, Braga, Faro, Covilhã e Vila Nova de Gaia ou exercem funções à distância, com equipamentos que lhes permitem prestar apoio à linha SNS 24.