O centro de contato do Serviço Nacional de Saúde SNS 24 fez ontem dois anos de existência. Em 2017 a linha de Saúde 24 deu lugar ao SNS 24 (808 24 24 24), e desde essa altura, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) que coordena o serviço, a linha recebeu diariamente uma média de 3.078 chamadas, totalizando mais de 2,2 milhões em dois anos de atividade.
Até à passada segunda-feira, o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento contabilizou 2.249.019 chamadas, registando-se uma média diária de 3.078 chamadas, 168 contactos por chat e cerca de 4.500 emails já tratados. No serviço informativo e administrativo já foram tratados mais de 280 mil e-mails, recebidas 216.812 chamadas e feitas 9.102 marcações de consulta de Medicina Geral e Familiar.
“Nestes dois anos, muito trabalho tem sido desenvolvido. Os serviços administrativos e informativos vieram reforçar o acesso a informação de saúde (conteúdos clínicos e não clínicos), prestando mais e melhores serviços e juntando-se aos já existentes serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (prestados por enfermeiros)”, sublinha o SPMS em comunicado divulgado.
A dádiva de sangue, doação de órgãos, questões sobre saúde oral, o projeto “Proximidade Sénior” para maiores de 75 anos, e a ferramenta “Avaliar Sintomas” são alguns dos serviços informativos mais recentes.
No mesmo comunicado, o SPMS indica que para além da linha de apoio telefónico, também o “site já conquistou perto de meio milhão de utilizadores, dos quais mais de 66% acedem por dispositivos móveis”, com mais de 41.200 páginas visualizadas.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde realçam também “o empenho dos profissionais, cuja dedicação nos 365 dias por ano/24h dia, merece uma nota de grande reconhecimento”.