SNS 24 ultrapassou as 40 mil chamadas 606

A linha SNS24 ultrapassou, esta quarta-feira, dia 22 de dezembro, as 40 mil chamadas.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, numa entrevista à TVI.

Só na última semana, foram atendidas cerca de 240 mil chamadas.

“Na última semana foram resolvidas pela Linha SNS24 mais de 240 mil chamadas, um crescimento de quase 30% face à semana anterior e um aumento para mais do triplo face à primeira semana de novembro”, indicou o Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), à agência Lusa.

Devido ao elevado número de chamadas, foi acionado o mecanismo para reforçar o número de operadores do centro de contacto.

“Estamos neste momento a acionar o mecanismo de permitir que mais operadores estejam disponíveis na linha e com possibilidade de emitir prescrição de testes” de rastreio à covid-19, indicou Marta Temido.

Questionada se a Linha SNS 24 vai conseguir responder a uma maior procura por parte da população, a ministra afirmou que se está “a trabalhar para conseguir dar a melhor resposta”, mas que “essa resposta depende de todos”.

A ministra pediu “compreensão”, pois o país está “novamente perante uma situação de incerteza”.

Também os SPMS, adiantaram que foram tomadas medidas para esta maior procura.

Para responder a esta “pressão muito elevada e repentina, foram tomadas, em articulação com a Direção-Geral da Saúde e o operador, um conjunto de medidas, entre as quais abertura de novos call centers para beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões, explicou o SPMS.

“Já abriu em Coimbra durante esta semana e estão em preparação a abertura de mais noutros locais”, adiantou o organismo do Ministério da Saúde.

Outra das medidas tomadas é a formação e contratação de novos profissionais, perfazendo neste momento cerca de cinco mil, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano.

A Linha SNS24, durante o mês dezembro, emitiu 168.642 requisições de testes à covid-19, das quais 66.273 na última semana e 12.499 só na terça-feira. Entre 1 e 21 de dezembro, a Linha emitiu 118.618 declarações provisórias de isolamento profilático, das quais 48.349 só na última semana.