O Serviço Nacional de Saúde (SNS) acolheu cerca de duas centenas (176) de novos farmacêuticos no âmbito da Residência Farmacêutica.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) assinalou o arranque da Residência Farmacêutica 2025 com uma cerimónia de receção aos novos farmacêuticos residentes, que decorreu, hoje, no auditório do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, com a participação da secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, do presidente da ACSS, André Trindade, do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, e do presidente da Comissão Nacional da Residência Farmacêutica, Armando Alcobia.
“É um dia importante para a profissão farmacêutica e para o SNS. A Residência Farmacêutica transformou a profissão, os serviços farmacêuticos e as instituições. Criou novos desafios aos serviços e aos colegas”, destacou o bastonário, citado pelo portal da OF.
Com o início de mais uma edição da Residência Farmacêutica, o SNS integra agora mais de 400 farmacêuticos residentes, a maioria na área da Farmácia Hospitalar, assim como áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana.
No último ano, foi aprovada a regulamentação que repõe o reconhecimento das especialidades atribuídas pela OF, contudo, a Residência Farmacêutica é agora a via preferencial de especialização dos farmacêuticos nestas três áreas profissionais, salienta a OF.
O bastonário assegurou ainda o compromisso da OF no acompanhamento do percurso dos farmacêuticos residentes e garantiu o empenho da instituição no aproveitamento o dos novos farmacêuticos especialistas formados através da Residência Farmacêutica.
A OF editou a nova versão, revista e atualizada, do Guia do Residente, que incorpora todas as alterações ao programa da Residência Farmacêutica e que pode ser consultada aqui.