De acordo com dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Linha SNS24 atendeu mais de 3,67 milhões de chamadas durante o ano de 2020.
O anúncio foi feito pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, numa entrevista à Lusa.
“Foram já atendidas mais de 3,67 milhões de chamadas no SNS24. É, de facto, um número especialmente significativo, tendo em conta que no ano passado não chegaram sequer a ser atendidas 1,5 milhões de chamadas. Portanto, mais do que já duplicámos o número de chamadas atendidas no ano passado e, como sabemos, num contexto que não foi regular ao longo do ano”, afirmou Luís Goes Pinheiro à Lusa.
O presidente da SPMS destacou 2020 como o ano em que houve a “maior procura de sempre” do SNS24 por parte dos cidadãos, não deixando de admitir os problemas registados em março, durante o primeiro pico da pandemia, mas sublinhou que em novembro ultrapassou todos os recordes, com mais de 816 mil chamadas atendidas, entre as quais mais de 38 mil num só dia.
O reforço dos meios humanos e tecnológicos, associados à reformulação da operacionalidade do sistema, foram essenciais para assegurar a capacidade de resposta às preocupações da população, e um dos destaques de Luís Goes Pinheiro.
“Temos mais de 5.600 profissionais de saúde a prestar atendimento na linha SNS24. Uns residentes nos sete ‘call-centers’ que existem espalhados pelo país e outros à distância, com equipamentos que permitem prestar esse apoio à linha a partir de suas casas ou de outros locais. Essa é a grande diferença: no início da pandemia, o número de profissionais de saúde não chegaria a 1.000 e hoje serão mais de 5.600”, observou.
Para além do aumento da quantidade de chamadas atendidas, o presidente dos SPMS valorizou também uma maior qualidade do serviço com este aumento do investimento.
“Diversificámos as profissões que prestam serviço na linha. Continuam a ser maioritariamente enfermeiros, mas temos também psicólogos, designadamente no âmbito da linha de aconselhamento psicológico e já foram cerca de 55 mil as pessoas atendidas que puderam beneficiar deste serviço: médicos-dentistas, farmacêuticos e também estudantes de medicina do sexto ano”, indicou à Lusa.
Questionado sobre se a Linha SNS24 vai estar no plano de apoio ao processo de vacinação contra a covid-19, Luís Goes Pinheiro afirmou que o SNS24 “será evidentemente um dos elementos de apoio e suporte à administração de vacinas” na população.
Quanto a 2021, Luís Goes Pinheiro manifestou-se confiante de que o serviço permaneça uma referência para os cidadãos.
“Espero que a experiência de contacto dos utentes com a linha SNS24 – que na maioria dos casos tem sido muito positiva – não termine com a pandemia e seguramente não terminará, agora fará parte da vida dos portugueses de forma continuada”, acrescentando que espera “que se mantenha num contexto muito próximo da realidade que encontrou até aqui e que depois continue a encaminhar os cidadãos para a unidade de saúde mais adequada”.