SOCFIC reúne 500 farmacêuticos comunitários em Barcelona 292

O primeiro congresso da Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Ibero-Americana Comunitária (SOCFIC) reuniu, nos dias 9 e 10 de junho, cerca de 500 farmacêuticos no World Trade Center de Barcelona.

Em comunicado, a sociedade afirma ter recebido participantes de todos os países ibero-americanos sob o lema “A Farmácia Comunitária essencial no sistema sanitário”, num encontro que destacou a importância da atenção farmacêutica e dos serviços profissionais de qualidade para o paciente e serviu para compartilhar experiências sobre como promover e fortalecer a Farmácia Comunitária em toda a América Latina”, referiu Jesús Carlos Gómez, presidente da SOCFIC, durante a inauguração.

O evento contou, de acordo com a organização, com mais de 400 profissionais inscritos pessoalmente, a que se somou uma transmissão ao vivo para farmacêuticos em mais de 22 países e ainda mais de 100 comunicações distribuídas por 21 sessões científicas e quatro mesas de discussão.

Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, foi um dos representantes presentes no encontro, assim como Andrés Allamand, Secretário-geral da SEGIB (Secretaría General Iberoamericana).

“É fundamental a figura do farmacêutico como profissional de saúde que oferece atendimento de qualidade e profissionalismo ao paciente, explicou Jesús Carlos Gómez. Para tal, foram partilhados diferentes projetos e iniciativas atualmente realizadas em cada um destes países, relativamente temáticas como a vacinação, os serviços profissionais emergentes, a nutrição, a prevenção, a sarna, a contraceção e a gestão.