Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança campanha de sensibilização para Síndrome do Intestino Irritável 1239

“Vamos falar de Sii” é o mote da campanha que a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apresenta hoje.

Pretende-se alertar a população para a Síndrome do Intestino Irritável, um problema de saúde do Aparelho Digestivo que afeta um milhão de portugueses.
Os sintomas desta doença podem ser facilmente atribuídos a outras causas, o que dificulta o seu diagnóstico e tratamento. Não raramente podem mascarar outras doenças mais graves.

Apesar de afetar cerca 10% da população portuguesa, a Síndrome do Intestino Irritável (SII), não é compreendida e valorizada. Muitas pessoas não procuram ajuda médica por um lado, pela falta de informação e, por outro, pela facilidade de atribuição dos sintomas a outras doenças. A SII é a principal causa de consultas de Gastrenterologia (doenças do Aparelho Digestivo).

A campanha “Vamos falar de Sii” da SPG, com o apoio da farmacêutica Norgine, pretende sensibilizar os portugueses para esta doença incapacitante, que tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Com esta iniciativa, a SPG pretende dar continuidade à sua missão de utilidade pública, de informação e formação aos cidadãos.

“Queremos informar para melhor diagnosticar e tratar, contribuindo para o conhecimento de um problema de saúde que afeta a qualidade de vida de muitos portugueses. Vamos dar a conhecer mais sobre esta situação crónica alertando para seus os sintomas para que todos a possam identificá-la e tratá-la. Queremos contribuir de forma positiva para auxiliar quem sofre”, afirma o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

A SII é considerada a patologia mais frequente do tubo digestivo dita funcional. Os seus sintomas principais são pouco específicos. Na maioria dos casos: dor abdominal, diarreia, obstipação. Torna-se assim complexo, à partida, relacionar diretamente estes sintomas com esta síndrome. Por vezes, pode esconder e confundir-se com outras doenças mais graves.

“O impacto na vida dos doentes com SII é muito elevado. Ter, por exemplo, diarreia e cólicas abdominais no local de trabalho, ou antes de uma situação stressante como um exame ou uma prova desportiva é muito desconfortante. É, pois, importante aumentar o conhecimento existente, para que as pessoas procurem ajuda no seu médico gastrenterologista”, esclarece o presidente da SPG. Ele tem a capacidade de diagnosticar, pedir outros exames, aconselhar e tratar.

É essencial salientar que a SII é uma doença que, por se tratar de um problema intestinal, tem um certo estigma associado. Esta iniciativa tem também essa função, desmistificar, desconstruir e informar, aumentando a literacia da população sobre a Síndrome do Intestino Irritável.
Para esta campanha a SPG criou um website e uma página de Facebook, onde poderá esclarecer as suas dúvidas e encontrar informação fidedigna sobre a SII. Ao longo dos próximos meses, vão ser desenvolvidas outras iniciativas de sensibilização.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia:
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, abreviadamente designada por SPG, foi constituída em 1960, é uma associação científica sem fins lucrativos e de utilidade pública, Constituída por médicos e profissionais não médicos ligados à saúde, a SPG pretende promover os estudos e as investigações no âmbito da Gastrenterologia, no sentido de contribuir para a melhoria dos cuidados e do estado de saúde da população portuguesa.

Sobre a Norgine:
A Norgine é uma empresa farmacêutica europeia, com mais de 110 anos de experiência que a posicionam como uma das líderes de mercado. Emprega mais de 1.000 pessoas nas áreas comercial, desenvolvimento e produção. Operam no desenvolvimento do produto, sua produção, marketing, vendas e fornecimento. Desde 1906 que prossegue a sua adaptação a novos desafios e a sua capitalização de novos parceiros.
Mantendo-se fiel à sua ideologia fundadora, o seu foco para o futuro é muito claro na inovação e nas suas parcerias. Tem como compromisso a aquisição de produtos inovadores de companhias europeias, americanas e outras, que partilham da mesma visão complementar para o melhoramento da vida do utilizador. O que diferencia a Norgine das outras empresas é a sua abordagem flexível e ágil de parceria e colaboração. Assim a Norgine torna-se capaz de integrar rapidamente novos produtos, para o benefício dos sistemas de saúde e utilizadores.