A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) acaba de nomear Sofia Correia de Barros para presidente da direção nos próximos dois anos (2023-2024).
Em comunicado, a ANADIAL explica que a nova responsável é licenciada em Matemáticas Aplicadas à Economia e à Gestão do ISEG (1998) e tem uma experiência profissional em diferentes sectores como banca, consultoria e hotelaria, incluindo mais de 10 anos de experiência na área da saúde quer em Portugal como no Reino Unido. Em 2002 fez o MBA da Universidade Nova em full-time e em 2003 ingressou na McKinsey & Company, onde aprofundou os seus conhecimentos em eficiência operacional e saúde. Atualmente, Sofia Correia de Barros é a country manager da Diaverum Portugal.
“Entendemos que o futuro da ANADIAL passará por reforçar os pilares que têm caraterizado a atividade dos seus associados, nomeadamente, a centralidade da pessoa doente, com particular enfoque na sua liberdade de escolha; a transparência nos resultados terapêuticos; a parceria com as autoridades de saúde e restantes parceiros do setor na procura de soluções que visem a sua sustentabilidade; e o investimento na literacia em saúde, em particular, com a dinamização de campanhas de consciencialização para a doença renal crónica”, menciona Sofia Correia de Barros.
A nova Direção da ANADIAL é também constituída por Rui Filipe (vice-presidente), Ângelo Cardoso, Paulo Dinis, Pedro Miguel Leite, Ricardo Leão e Serafim Guimarães.
A ANADIAL é responsável por “cerca de 90% dos tratamentos de hemodiálise realizados, em Portugal”, às pessoas com doença renal crónica submetidas a esta terapêutica de substituição.