A GE HealthCare anunciou hoje um acordo global exclusivo de licenciamento com a SOFIE Biosciences (SOFIE), uma empresa com sede nos Estados Unidos da América (EUA), para desenvolver, fabricar e comercializar métodos de diagnóstico marcados com Gálio-68 e Flúor-18, com efeito na proteína de ativação dos fibroblastos (FAP). Os termos financeiros não foram divulgados.
Com base neste acordo, a GE HealthCare assumirá os direitos globais para [68Ga]FAPI-46 e os direitos fora dos EUA para [18F]FAPI-74, originalmente desenvolvidos na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e atualmente em ensaios clínicos de Fase II nos EUA. ([68Ga]FAPI-46 (NCT05262855)[2] e [18F]FAPI-74 (NCT05641896)[3]). A SOFIE continuará o seu programa de desenvolvimento clínico e comercialização com [18F]FAPI-74 nos EUA.
A FAP é uma enzima com elevada expressão nos fibroblastos associados ao cancro (CAF), uma componente chave do microambiente tumoral que apoia o crescimento e a disseminação de células cancerígenas. Sendo que os fibroblastos associados ao cancro estão presentes na maioria dos tipos de tumores, incluindo, por exemplo, mama, pâncreas, colorretal, pulmão, fígado e gástrico, o desenvolvimento de métodos de diagnóstico direcionados para a FAP tem grande potencial na área da oncologia, bem como noutras condições, como inflamação, fibrose e artrite.
Aproveitando o impulso criado pelos ensaios patrocinados pela SOFIE nos EUA e pelo Programa Global FAPI, que envolve 130 instituições académicas em 39 países para desbloquear a utilidade clínica da FAPI, a GE HealthCare pretende desenvolver produtos de imagiologia para a FAP através de ensaios clínicos, com vista à submissão regulamentar, bem como à potencial comercialização em várias regiões. A SOFIE e a GE HealthCare irão colaborar nos processos de desenvolvimento e comercialização através de um comité de direção conjunto.
Usankar Thiru, Diretor de Estratégia e Avaliação do segmento de Diagnósticos Farmacêuticos da GE HealthCare, afirma que “trabalhar com a SOFIE para adicionar estes ativos da FAPI ao nosso portfólio das próximas gerações sobre alvos de investigação é um marco significativo e está alinhado com a nossa visão de expandir o nosso canal de inovação, permitindo cuidados de precisão para a tomada de decisões de tratamento personalizado. Enquanto empresa independente, estamos ansiosos para colaborar com empresas como a SOFIE, utilizando a nossa dimensão, escala e perspetiva única enquanto promotores de radiofármacos e dos dispositivos necessários para a sua utilização, assim como para impulsionar a inovação na área de saúde em benefício dos doentes e profissionais de saúde.”
Sherly Mosessian, Ph.D.,Diretora Científica da SOFIE, acrescentou que “a família de compostos FAPI mostrou ter um grande potencial no diagnóstico, e no diagnóstico complementar, para várias indicações oncológicas, e não oncológicas. Estou muito entusiasmada por estarmos a colaborar com a GE HealthCare, a nível mundial, para, juntos, ajudarmos a revelar o potencial máximo destes produtos.”
O segmento de Diagnósticos Farmacêuticos da GE HealthCare é líder mundial em agentes de imagiologia utilizados para apoiar cerca de 100 milhões de procedimentos por ano em todo o mundo, o que equivale a três procedimentos por doente, a cada segundo. O seu portfólio de Imagiologia Molecular combina produtos patenteados estabelecidos nas áreas de cardiologia, neurologia e oncologia.
[1] Xing, F., Saidou, J. and Watabe, K. (2010) Cancer associated fibroblasts (cafs) in tumor microenvironment, Frontiers in bioscience (Landmark edition). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2905156/ (Accessed: 28 July 2023).
[2] Study of [68Ga]FAPI-46 PET in Patients With Pancreatic Ductal Carcinoma (FAPI-46 PDAC) – Full Text View – ClinicalTrials.gov. (n.d.). https://classic.clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT05262855 (Accessed: October 4 2023).
[3] Study of [18F]FAPI-74 PET in Patients With Gastrointestinal Cancers – Full Text View – ClinicalTrials.gov. (n.d.). https://classic.clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT05641896 (Accessed: October 4 2023).
[4] Dendl, K., Koerber, S. A., Kratochwil, C., Cardinale, J., Finck, R., Dabir, M., Novruzov, E., Watabe, T., Kramer, V., Choyke, P. L., Haberkorn, U., & Giesel, F. L. (2021). FAP and FAPI-PET/CT in Malignant and Non-Malignant Diseases: A Perfect Symbiosis? Cancers, 13(19), 4946. https://doi.org/10.3390/cancers13194946. Available at: https://www.mdpi.com/2072- 6694/13/19/4946 (Accessed: October 4 2023).