Solução OncoDEEP usada como teste de referência num estudo de caso cipriota 315

OncoDNA (“OncoDNA ou “Companhia”), a empresa de tecnologia de saúde que está a tornar a medicina de precisão em oncologia uma realidade, tem o prazer de anunciar que sua solução OncoDEEP foi usada como teste de referência num estudo científico cipriota publicado recentemente na Frontiers in Oncology.

O estudo, intitulado “Testes Farmacogenómicos para Orientar Decisões Personalizadas de Medicina do Cancro na Prática Oncológica Privada: Um Estudo de Caso”, foi realizado com a solução OncoDEEP e teve como objetivo demonstrar que as informações obtidas suportam a noção de que: (a) seguir as recomendações derivadas da farmacogenómica impactou favoravelmente a progressão da terapia do cancro; (b) quanto mais cedo uma abordagem de terapia guiada molecularmente foi aplicada, mais durável e benéfico o resultado terapêutico foi para os doentes.

O estudo revela que a aplicação de uma terapia personalizada, com base no relatório de avaliação do perfil tumoral OncoDEEP, impactou favoravelmente a resposta ao tratamento em 47% dos doentes. Isso é ainda mais significativo num único doente com adenocarcinoma gástrico metastático que, após receber terapias baseadas em farmacogenómica que, na época, não eram recomendadas por nenhuma Diretriz Internacional, mas foram sugeridas pelo relatório OncoDEEP, mostrou uma resposta completa à medicação e está agora em estado de manutenção livre de cancro.

O documento também afirma que os testes disponíveis comercialmente, como OncoDEEP, ajudam os médicos a decidir melhor sobre quimioterapia, terapia direcionada ou imunoterapia; e a fornecer terapias mais eficazes, seguras e menos dispendiosas. Assim, o perfil molecular do tumor representa hoje a melhor abordagem para obter informações que seriam úteis para os médicos na prática oncológica de quotidiana.

O Dr. George Astras, primeiro autor da publicação, considera que: “Desde que começamos a aplicar os testes da OncoDNA na nossa prática diária no nosso centro, os nossos doentes têm mais opções de tratamento e com resultados globais melhores do que apenas seguir os protocolos internacionais padrão sem considerar mais opções. Desde a publicação do nosso estudo, realizamos mais testes e muitos mais doentes beneficiaram inicialmente com as informações que a OncoDNA nos fornece”.

“Acreditamos que o NGS e o teste molecular são parte integrante da Prática de Oncologia Avançada que dá aos cuidadores uma visão do perfil do tumor de uma pessoa e ajuda a Equipa de Oncologia a fornecer um planeamento de tratamento inicial ou futuro mais eficiente, levando o caminho para um tratamento do cancro mais personalizado”, acrescenta o Dr. George Astras.

O Dr. Jean-François Laes, CSO da OncoDNA, afirma que “A OncoDNA está grata por ter sido escolhida como a provedora de testes preferida neste pequeno estudo, e o resultado demonstra claramente o valor acrescentado da medicina de precisão e dos testes genómicos complexos (NGS combinados com testes moleculares personalizados específicos) em benefício das pessoas com cancro quando essas abordagens são usadas o mais cedo possível no esquema de tratamento”.

Para mais informação consulte: www.oncodna.com