“Sorrir Branquinho” reduz cáries nas crianças de Bragança 622

“Sorrir Branquinho” reduz cáries nas crianças de Bragança

26 de Junho de 2015

O projeto “Sorrir Branquinho” em curso nos jardins de infância de Bragança ajudou a prevenir cáries dentárias em «80% das crianças dos três aos cinco anos».

 

Este é o resultado da iniciativa em curso desde 2011 numa parceria entre a equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança, as escolas do concelho e a Câmara, de acordo com os dados divulgados pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

 

O projeto abrange 19 jardins de infância do concelho de Bragança e 822 crianças e «no último ano foi registada uma diminuição do número de crianças com cáries dentárias» atribuída a esta iniciativa de promoção da saúde oral, noticiou a “Lusa”.

 

De acordo ainda com a ULS do Nordeste, além da prevenção, o projeto dá resposta a problemas detetados encaminhando os alunos que necessitam «para a consulta de Estomatologia, disponível no Centro de Saúde de Santa Maria, para serem tratados e acompanhados por um especialista, no sentido de prevenir situações futuras de maior gravidade».

 

O objetivo desta parceria é reduzir a incidência das doenças orais nos mais pequenos, melhorar conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral e promover a equidade na prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens com necessidades de saúde especiais.

 

No âmbito deste projeto é ainda promovida a escovagem dos dentes em contexto escolar, uma prática adotada atualmente por nove jardins de infância.

 

Para desmistificar o medo que os mais pequenos têm do dentista, a UCC de Bragança está também a organizar visitas das crianças ao centro de saúde, que incluem exposições sobre as consultas de Estomatologia e de Saúde Infantil.