SOS Hepatites congratula-se com novo medicamento no mercado 700

 


9 de março de 2018

A associação SOS Hepatites congratulou-se com o acordo que introduz no mercado um novo medicamento para a hepatite C, «100% comparticipado pelo Estado» considerando «extremamente gratificante» que o acordo «se tenha confirmado de forma tão célere».

«Enquanto associação de doentes empenhada em combater a hepatite C, é para nós extremamente gratificante que este acordo se tenha confirmado de forma tão célere. Com esta decisão, Portugal dá um novo e importante passo para a eliminação da hepatite C», refere a associação em comunicado divulgado ontem.

Um novo medicamento para tratamento de todos os genótipos da hepatite C está disponível para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, segundo a avaliação do INFARMED, é tão eficaz quanto os outros e mais barato.

O Glecaprevir + Pibrentasvir, do laboratório AbbVie, permite uma cura mais rápida, de apenas oito semanas e para todos os doentes (todos os genótipos), evitando assim para o doente exames de diagnóstico complementares, revelou o laboratório, citado pela “Lusa”.