SPAVC abre candidaturas para projetos de investigação em doença vascular cerebral 144

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) reafirmou o compromisso com a investigação científica ao abrir as candidaturas para a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes, destinada a financiar projetos inovadores na área da doença vascular cerebral.

Anualmente, a SPAVC seleciona e apoia financeiramente o projeto de investigação que mais se destaca entre as candidaturas recebidas, ajudando a concretizar a sua realização, total ou parcialmente. Para a edição de 2024, a bolsa será novamente no valor de 5.000€. “Concorrer à Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes é uma oportunidade única para os profissionais que desejam fazer a diferença na área do AVC. A bolsa irá permitir o financiamento do projeto, assim como reconhecimento do trabalho e o acesso a uma vasta rede de investigadores”, explica o Vítor Tedim Cruz, presidente da direção da SPAVC, em comunicado.

Os candidatos interessados devem até dia 25 de janeiro de 2025 submeter as suas candidaturas, por via eletrónica, dirigidas à Direção da SPAVC, através deste email. O regulamento, pode ser consultado online, através do website da SPAVC, detalha vários aspetos relacionados com o processo de candidatura, incluindo critérios de avaliação, a composição do júri e as etapas de acompanhamento. Conforme o documento, serão aceites apenas os projetos que incluam atividades científicas realizadas, pelo menos em parte, em instituições portuguesas. Os projetos selecionados terão um prazo máximo de dois anos para execução, contado a partir da data de atribuição da bolsa.

A homenagem a Castro Lopes, incluída na designação da bolsa desde 2023, continuará a ser uma forma de reconhecimento da contribuição histórica do fundador da SPAVC. “É uma forma de eternizar o seu legado e a sua visão inspiradora, que moldaram a SPAVC e o panorama da investigação sobre AVC no nosso país. O Prof. Castro Lopes foi um líder incansável, dedicando-se não só ao avanço científico, mas também à formação das novas gerações de profissionais. Esta homenagem reflete o nosso reconhecimento pelo seu papel marcante nos cuidados de que hoje dispomos, em Portugal, para os doentes com AVC”, sublinha o médico neurologista.

O anúncio do vencedor da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes terá lugar na cerimónia de encerramento do 19.º Congresso Português do AVC, marcada para o dia 31 de janeiro de 2025, no Sheraton Porto Hotel.