SPAVC lança campanha de sensibilização «mais agressiva» contra o AVC 31 de Março de 2015 “O AVC é uma bomba relógio que mata 1 português por hora. Viva mais. Não arrisque”, este é o slogan da nova campanha da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que durante um ano vai sensibilizar a população portuguesa para este problema. Para José Castro Lopes, presidente da SPAVC, esta campanha é «sem dúvida, mais agressiva» do que as realizadas anteriormente. O objetivo é combater a falta de «colaboração da população geral», que não toma precauções por desleixo ou por causa da ideia de que «só acontece aos outros», acrescentou o dirigente, citado pelo “Público”. A campanha lançada hoje, o Dia Nacional do Doente com AVC, tenta alertar para o estilo de vida atual que, segundo dados divulgados pela Associação Nacional AVC, inclui maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabaco, fatores que colocam em risco «85% da população portuguesa». O AVC é a primeira causa de morte e invalidez em Portugal. Calcula-se que, por hora, três portugueses sofram um AVC, um dos quais resulta em morte. Clara Fernandes, presidente da Associação Nacional AVC, alertou que «estes números refletem um cenário preocupante e que necessita de uma atuação urgente por parte do Governo do ponto de vista da prevenção e sensibilização para os fatores de risco do AVC». O da campanha vai servir como plataforma de divulgação da iniciativa da SPAVC que tem como embaixadora a fadista Carminho. |