A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), em parceria com o WHO Collaborating Centre, anunciou esta quinta-feira (30) a abertura em Portugal um curso na metodologia ATC/ DDD.
A formação, que chega pela primeira vez a Portugal, usa a metodologia The Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) classification system and the Defined Daily Dose (DDD) e é dirigida a farmacêuticos e outros profissionais de Saúde que utilizem esta ferramenta.
Em comunicado, a SPFCS explica que o curso será lecionado em inglês por palestrantes da WHO Collaborating Centre for Drug Statistics Methodology, Department of Drug Statistics, e Norwegian Institute of Public Health.
O sistema ATC/DDD “é uma ferramenta para a pesquisa de utilização de medicamentos, a fim de melhorar a qualidade do seu uso”, informa a SPFCS. Um das suas componentes é a apresentação e comparação de estatísticas de consumo de drogas em níveis internacionais. “É o idioma internacional recomendado pela OMS para monitorização e pesquisa de utilização de medicamentos”, lê-se ainda.