Ao abrigo de um projecto desenvolvido por várias coordenações do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é lançado o “Guia do Internista na Consulta Externa” com edição de António Martins Baptista e com o apoio da Bayer.
Para Ricardo Fernandes, coordenador geral, “este guia pretende ser uma ferramenta de trabalho de fácil acesso para a prática diária da Medicina Interna no ambiente de consulta externa (obviamente podendo ser legitimamente utilizado em outros cenários uma vez que medicina Interna é inesgotável na sua essência e nos cenários onde pode ser “praticada”. É multissistémica e multidimensional.
O guia conta com 115 capítulos redigidos por autores de todo o país, com conteúdos actuais correspondentes às diferentes áreas do saber – neurologia, cardiovascular, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia/urologia, endocrinologia, doenças autoimunes/reumatologia, infeciologia, hematologia, oncologia, geriatria e nutrição. Foi um trabalho moroso mas possível graças ao empenho de todos e à excelente receptividade do projecto nas suas diferentes fases.
O guia pode ser consultado em: https://www.spmi.pt/guia-do-internista-na-consulta-externa/
Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde.