SPMS: Televisão poderá passar a vigiar toma de medicamentos 702

SPMS: Televisão poderá passar a vigiar toma de medicamentos

 


04 de abril de 2017

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) querem acompanhar os utentes que vivem sozinhos através da televisão. A ideia é permitir que as pessoas que não usam a internet possam marcar consultas sem sair de casa, usando apenas o comando da televisão. O controlo da toma da medicação e dos níveis de tensão também poderá acontecer a partir do televisor, num futuro próximo.

«Temos dois a três milhões de pessoas de maior idade que não usam internet e têm telefones antigos. Mas usam a televisão e com alguma capacidade. A nossa ideia é ter transações simples, como marcar consultas fazendo uma ligação com o Portal da Saúde, e depois evoluir para soluções mais interessantes, em que a TV está linkada ao número de utentes. Aí podemos enviar mensagens a perguntar se tomaram ou não os medicamentos, se mediram a tensão, registar sinais vitais em que as pessoas podem responder com o comando. Pequenas perguntas com grande valor clínico», explicou ao “DN” Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

«Queremos começar os primeiros projetos-piloto em algumas casas e com alguns serviços até ao final do primeiro semestre do próximo ano. Iremos fazer questionários para saber o que as pessoas mais valorizam ter na TV e com as operadoras para perceber o que é mais fácil colocar no sistema», concluiu.