SPR lança programa de e-learning sobre lúpus 70

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), em parceria com a GSK, lançou a plataforma de e-learning ‘Lupus Clinical Cases, Belimumab Edition, que oferece três casos clínicos em vídeo, em que cada um explorará diferentes aspetos da doença e o papel do belimumab no tratamento do lúpus eritematoso sistémico (LES).

O primeiro caso, com foco em manifestações articulares e cutâneas, será apresentado por Tiago Meirinhos, reumatologista da ULS Gaia/Espinho, e estará disponível a partir de 28 de novembro.

As datas de lançamento dos casos subsequentes, que abordarão a prevenção de progressão de dano orgânico, apresentado por Luís Inês, reumatologista na ULS de Coimbra; e nefrite lúpica apresentado por Nikita Khmelinskii, reumatologista na ULS Santa Maria, estão previstas para 5 de dezembro e 12 de dezembro, respetivamente.

A metodologia de aprendizagem assíncrona permite uma maior flexibilidade aos participantes que assistam aos vídeos e respondam aos questionários associados a cada caso clínico. A conclusão do programa, direcionado para internos e jovens especialistas em reumatologia, garante aos participantes um certificado emitido pela SPR, que comprova a sua atualização neste tema.

“Esta parceria permite-nos oferecer aos nossos jovens reumatologistas uma ferramenta de aprendizagem de alta qualidade, focada num dos desafios mais complexos da nossa especialidade”, afirma Tiago Meirinhos, secretário-geral cessante da SPR, em comunicado, acrescentando que “a abordagem prática, através da discussão de casos clínicos reais, e o foco no belimumab, tornam este e-learning particularmente relevante para a prática clínica”.

 Os interessados em participar devem inscrever-se através da plataforma de e-learning da SPR.