SRSRA-OF: 50 anos de histórias que são a História da Farmácia 1001

O livro “50 anos de História & Memórias da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos” (SRSRA-OF) foi apresentado esta quinta-feira (01), em Lisboa. São mais de 150 páginas de histórias que marcam uma versão oficiosa do passado da instituição.

Perante uma plateia com personalidades relevantes no setor, nomeadamente Carlos Maurício Barbosa e José Aranda da Silva, anteriores bastonários, e Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias e outrora presidente da SRSRA-OF, a sessão começou com aquele que ficou responsável pela coordenação da obra: Fernando Miranda.

Para o presidente da SRSRA-OF entre 2001 e 2004, esta publicação apresenta-se como uma “retrospetiva do passado e reconhecimento da identidade da profissão”. Já Paulo Silva, diretor da Hollyfar, responsável pela edição do livro, destacou a necessidade de “eternizar o passado, sem deixar de ter os olhos no futuro da nova geração, da nova Farmácia”.

Depois de uma breve apresentação da obra, entregue fisicamente em mãos aos presentes, mas que é em primeiro lugar um e-book, a ser disponibilizado em breve, seguiu-se uma mesa-redonda moderada por Camilo Rebelo, presidente executivo da SRSRA-OF, com a participação do atual presidente da SRSRA-OF, Luís Lourenço, e bastonário da OF, Helder Mota Filipe.

“A história faz-se com a escrita e o que não se publica, não se comunica”, explicou Helder Mota Filipe, para reforçar que “este livro ajudará a conhecer a própria história da profissão”, através da construção de uma narrativa própria “baseada em factos”. Uma narrativa que, não sendo assumidamente oficial, tem um caráter oficioso, ao procurar uma abordagem harmonizada.

Finalmente, Luís Lourenço lembrou a necessidade de auscultar várias fontes e documentos em prol de uma obra completa, com objetivo de “homenagear quem nos antecedeu” e “ter uma perspetiva história de como a profissão foi evoluindo ao longo do tempo”.

Conheça melhor esta obra, bem como as declarações dos responsáveis acima enunciados, na próxima edição da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.