SRSRA-OF visita Instituições de ensino superior com Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas 520

A Direção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (DRSRA-OF) visitou as Instituições de Ensino Superior (IES), da sua área de jurisdição, que ministram o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). Esta iniciativa, inserida no projeto OFUTURO, pretende promover estratégias conjuntas de aproximação da SRSRA-OF às IES e aos docentes.

Para Manuel Talhinhas e para Cátia Caneiras, vogais da Direção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, “estas visitas permitem-nos partilhar opiniões, ideias, desafios relativamente ao ensino farmacêutico e discutir oportunidades de colaboração entre as entidades, que visam a formação e o desenvolvimento profissional dos farmacêuticos”, lê-se em comunicado.

Através do projeto OFUTURO desenvolvido sob o mote “envolver e Capacitar as Gerações Futuras”, têm-se criado diversas iniciativas que promovem a aproximação das gerações mais jovens à profissão e que possibilitam um maior envolvimento dos docentes e das IES nos desígnios da entidade reguladora da profissão farmacêutica.

Para Luís Lourenço, presidente da Direção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, “esta iniciativa permitiu reforçar a excelente ligação com o corpo docente e as instituições do ensino superior, da área de jurisdição da Seção Regional, que formam os futuros farmacêuticos. O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas faculta a base de conhecimentos que permite aos farmacêuticos estarem preparados para as exigências do mercado de trabalho”, refere. E acrescenta: “um ensino superior que acompanhe a evolução da profissão é fundamental para a qualidade e diferenciação dos futuros profissionais.”.

No decurso da iniciativa foram visitadas pela DRSRA-OF, Instituições como a Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.