• Em 2019 a STADA reportou um crescimento de 12% nas vendas globais do grupo para 2.61 mil milhões de euros, com um crescimento de 24% no EBITDA ajustado para 625.5 milhões de euros, numa altura em que a empresa fechou vários negócios de aquisição.
• A contínua implementação de uma cultura de crescimento proporcionou um forte aumento de vendas nos principais mercados e aumento do market share em toda a Europa.
• O CEO Peter Goldschmidt afirma: “Estes excelentes resultados suportam os investimentos no nosso crescimento a longo prazo e posicionam a STADA como um parceiro de referência no mercado dos genéricos e Consumer Healthcare”.
O crescimento da STADA a dois dígitos nas vendas e no EBITDA em 2019 está na base de mais atividades orgânicas de crescimento e desenvolvimento do negócio para este ano.
As vendas reportadas do grupo indicam um crescimento de 12% para 2,61 mil milhões de euros no ano passado, incluindo vendas de genéricos que aumentaram 11% para 1,53 mil milhões de euros e vendas de produtos de marca que aumentaram 13% para 1,07 mil milhões de euros. O progresso do grupo incluiu um forte crescimento de vendas orgânicas de 8%.
As medidas tomadas pela STADA para otimização e melhoria dos processos de produção e cadeia de abastecimento, traduziram-se em significativos ganhos de eficiência e produtividade no seu modelo operacional. Estas medidas tiveram um impacto em resultados ajustados antes de juros, impostos e amortizações (EBITDA), aumentando em 24% para 625.5 milhões de euros.
“Estes excelentes resultados permitem-nos acelerar o nosso investimento não só no desenvolvimento dos nossos produtos, mas também amplamente no co-desenvolvimento externo e no licenciamento de produtos. É um excelente suporte à nossa sustentabilidade e crescimento a longo prazo, enquanto continuamos a construir a melhor equipa do setor”, destacou o CEO da STADA, Peter Goldschmidt.
Como parceiro preferencial, a STADA assinou mais de 50 acordos de licenciamento durante 2019, inclusive em áreas altamente promissoras, como biossimilares.
“Durante 2019, demonstrámos agilidade para conquistar quota de mercado aos nossos concorrentes em todos os principais mercados europeus”, observou Goldschmidt. “Com base nos excelentes resultados alcançados pela nossa equipa líder do setor, poderemos continuar a nossa estratégia de crescimento empreendedor e posicionar a STADA como um parceiro de referência no mercado dos genéricos e Consumer Healthcare”.
Ciclum Farma contribui significativamente para a performance do GRUPO
A subsidiária portuguesa Ciclum Farma assume um papel importante na conquista dos excelentes resultados do grupo em 2019.
• Ambos os negócios de CHC e genéricos apresentaram excelentes resultados em 2019, com um crescimento de 24% nas vendas globais e o atingimento de um valor recorde do EDITDA ajustado em Portugal.
• A aquisição das marcas NIZORAL e TARMED, bem como o lançamento da inovadora solução injetável pronta a administrar, do medicamento antineoplásico Bortezomib, assumiram um papel importante no atingimento destes resultados.
• O excelente crescimento das restantes marcas do portfólio como é o caso do Hirudoid também contribuíram para os dois dígitos de crescimento da empresa em Portugal.
• Estes resultados refletem a nova cultura corporativa e são cruciais para atingir um sustentado sucesso a longo prazo da STADA em Portugal.
A STADA superou amplamente os seus concorrentes e alcançou ganhos substanciais de quota de mercado em quase todos os seus principais mercados, durante 2019. Foram registados incrementos de vendas de dois dígitos na Alemanha, Itália, Espanha, França e Reino Unido. Na Rússia, uma recém-nomeada equipa de gestão está a implementar uma estratégia de recuperação para enfrentar um declínio em 2019.
Enquanto duplicava a sua presença na Europa, a STADA continuou a investir em mercados emergentes, especialmente no Oriente Médio, Vietname e Filipinas.
Principais desenvolvimentos em 2019
O lançamento do genérico Amlodipina/Valsartan na Europa após uma bem-sucedida revogação de patentes, a extensão do Complexo Grippostad à nossa bem conhecida marca de medicamentos para as constipações, bem como o lançamento de uma formulação inovadora e pronta para a administrar do bortezomib em 14 países, forneceu evidências da excelência dos lançamentos da STADA.
A extensão do acordo com a Xbrane para biossimilares, proporcionará à empresa mais oportunidades de desenvolvimento. Além disso, em agosto, a STADA lançou em toda a Europa o seu primeiro biossimilar Movymia, teriparatida. Em novembro, uma importante parceria estratégica com a Alvotech reforçou a pipeline da STADA com sete possíveis biossimilares.
As aquisições acordadas no final de 2019 e fechadas recentemente também fortaleceram significativamente a presença da STADA na Europa Central, Rússia e CEI. A aquisição de cerca de 20 marcas OTC do portfólio da Takeda na Rússia e na CEI e da Walmark na Europa central fornecerão massa crítica considerável às operações de Consumer Healthcare do grupo, enquanto a adição da Biopharma da Ucrânia oferece à STADA um forte potencial de crescimento em produtos de prescrição e OTCs. A STADA também ampliou o seu portfólio de Consumer Healthcare na Europa no ano passado comprando cinco marcas de produtos para a pele e um medicamento para tosse da GSK.
Perspetivas Otimistas para 2020
Ao destacar a importância de uma boa integração de cerca de 1.300 novos colegas por meio das aquisições da Takeda, Walmark e Biopharma no desenvolvimento da cultura de crescimento da STADA, Goldschmidt expressou confiança e otimismo para 2020 e para o futuro.
As atuais cinco prioridades estratégicas para a STADA permanecem constantes e as principais ações estão em vigor para implementação: Crescimento aumentado por meio da aceleração de pipeline; Os melhores recursos de vendas e marketing; Cadeia de abastecimento altamente eficiente e confiável; Modelo operacional eficiente e de baixo custo; Cultura de crescimento orientada para acrescentar valor.
Atuar com integridade nessas prioridades, disse Goldschmidt, permitirá à STADA cumprir a sua missão de cuidar da saúde das pessoas como um parceiro de confiança.
Dados Financeiros
Vendas reportadas do grupo no exercício de 2019, aumentou 12%, para 2.608,6 milhões de euros (2018: 2.330,8 milhões de euros). Este resultado foi impulsionado por incrementos nas vendas e conquista de quota de mercado em todos os principais mercados, exceto a Rússia, onde já está a ser implementado um plano de recuperação por uma equipa de gestão recém-nomeada. Os principais fatores de crescimento das vendas de genéricos foram Alemanha, Itália, Espanha e França, e o segmento de Consumer Healthcare teve forte impulso na Alemanha e no Reino Unido.
Vendas do grupo ajustadas os efeitos cambiais e do portfólio aumentaram 8%, para 2.608,6 milhões de euros (2018: 2.410,7 milhões de euros). As flutuações da taxa de câmbio tiveram apenas um efeito menor de menos de 1 ponto percentual.
EBITDA Reportado no exercício de 2019 aumentou 15%, para 612,8 milhões de euros (2018: 530,6 milhões de euros). Esse desenvolvimento tem por base excelentes resultados operacionais na maioria dos principais mercados. O EBITDA ajustado apresentou um aumento de 24%, para 625,5 milhões de euros (2018: 503,5 milhões de euros). A principal diferença entre o EBITDA reportado e o EBITDA ajustado está relacionada com despesas de indemnizações na Alemanha e na Europa.
Cash flow das atividades operacionais no exercício de 2019, aumentou 39%, para 444,1 milhões de euros (2018: 320,3 milhões de euros) devido a um cash flow bruto significativamente mais alto como resultado de um aumento significativo no EBITDA. Além disso, houve aumentos de cash flow provenientes do aumento nas contas a pagar. Isso foi compensado por maiores saídas de caixa do aumento de stocks e contas a receber de clientes.
O Cash Flow livre aumentou significativamente para 179,1 milhões de euros (2018: 20,0 milhões de euros), auxiliado pelo aumento do cash flow das atividades operacionais e pelo maior retorno dos investimentos.
A dívida líquida era de 1.078,8 milhões de euros em 31 de dezembro de 2019 (31 de dezembro de 2018: 1.079,5 milhões de euros).