STADA mantém dinâmica superior ao mercado no primeiro semestre de 2021 e fortalece a base para crescimento futuro 342

• A STADA atingiu 1.5 mil milhões de euros em vendas na primeira metade de 2021, apresentando um crescimento de 5%, em contraste com o declínio de -1.8% do mercado farmacêutico europeu.

• O sucesso da integração de várias aquisições de produtos de Consumer Healthcare e Especialidades em 2020 fortaleceu os pilares para o crescimento contínuo da STADA. Adicionalmente, foram assinados recentemente mais acordos na área do Consumer Healthcare.

• Peter Goldschmidt, CEO da STADA, comentou: “Estou orgulhoso do nosso grupo a nível global que continua a atuar de forma ágil e com elevado nível de compromisso, assegurando o fornecimento sustentado de medicamentos. A nossa cultura única posiciona-nos de modo crescente como o parceiro de eleição para acordos de cooperação e licenciamento. Tudo isto, acrescido da robustez do nosso pipeline, permite que continuemos a nossa expansão, destacando-nos entre os nossos pares”.

Bad Vilbel, 28 setembro 2021 – A STADA demonstrou novamente a sua resiliência no meio das condições desafiantes derivadas da pandemia, superando a performance geral da indústria farmacêutica no primeiro semestre de 2021. O sucesso da integração das recentes aquisições, combinado com o crescimento orgânico da empresa durante a primeira metade do ano, possibilitou à STADA continuar a sua expansão relativamente aos seus concorrentes mais próximos. Tendo investido em 2020 mais de 1 bilião de euros em oportunidades de crescimento futuro, incluindo o portfólio de suplementos alimentares da Walmark, o antigo portfólio da Takeda na Rússia e nos países da CEI, e o licenciamento de um produto para o Parkinson em fase avançada, a STADA beneficiou durante o primeiro semestre de 2021 do sucesso na integração destas aquisições, adicionalmente ao ganho orgânico de market-share.

Através de um forte desempenho do seu portfólio de base, complementado pelas recentes aquisições de Consumer Healthcare e Specialty Products, a STADA alcançou um crescimento de 5% de vendas, atingindo 1.51 biliões de euros no primeiro semestre de 2021, à taxa de câmbio constante, o equivalente a 3% de crescimento, conforme reportado, em comparação com o ano anterior. Este crescimento contrasta com o declínio de -1.8% no mercado farmacêutico europeu de produtos maduros, com base nos dados de mercado da agência IQVIA, referentes aos primeiros 6 meses de 2021.

De acordo com os dados fornecidos pela IQVIA, a STADA conseguiu melhorar a sua posição entre o Top 5 de empresas de OTC na Europa no primeiro semestre de 2021, subindo agora ao 4º lugar, com o grupo a ultrapassar o concorrente que se encontra agora em 5º lugar. Além disso, na venda de produtos de prescrição médica e no setor de genéricos hospitalares, a STADA ocupa a 4ª posição, uma vez que as vendas do grupo foram superiores à média dos cinco principais concorrentes, durante os primeiros 6 meses do ano.

Enquanto os lucros ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) caíram -9% para 309.5 milhões de euros no primeiro semestre de 2021, impactados pelos efeitos no canal de vendas durante o início da pandemia em 2020, o EBITDA reportado aumentou 22% para 330.3 milhões de euros, considerando os efeitos especiais menores em comparação com o ano anterior.

Peter Goldschmidt, CEO da STADA, comentou: “Estou orgulhoso do nosso grupo a nível global que continua a atuar agilmente e com níveis de compromisso elevados de forma a garantir o abastecimento de medicamentos. A nossa cultura única posiciona-nos de modo crescente como o parceiro de eleição para acordos de cooperação e licenciamento. Tudo isto, combinado com a nossa conduta robusta, irá permitir que continuemos a desempenhar o nosso papel à frente dos nossos pares.”

Enquanto as condições do mercado na Alemanha se mantiveram difíceis no primeiro semestre deste ano devido aos efeitos da pandemia COVID-19, o segundo maior mercado da STADA, a Rússia, excedeu as expectativas, por meio de vendas mais altas nos produtos de marca, com a operação local a conquistar o primeiro lugar no ranking de Consumer Healthcare da Rússia, após a aquisição da Takeda em 2020. Simultaneamente, a STADA tornou-se líder do mercado de Consumer Healthcare na Bélgica e é agora um dos três principais líderes em vários mercados, como a República Checa.

“Mesmo que as restrições pandémicas sejam aliviadas em alguns países com o aumento da taxa de vacinação, em muitos mercados esperamos um retorno calmo à normalidade pré-pandemia durante o segundo semestre de 2021. Ainda é incerto o que isto significa para o desenvolvimento do mercado no segundo semestre deste ano e, em particular, para a estação das gripes e constipações durante o próximo inverno“, declarou Goldschmidt

Com o constante crescimento do seu portfólio de Consumer Healthcare e medicamentos de especialidade, complementado pela posição sólida no mercado de genéricos, o grupo reforça o percurso de crescimento sustentável. Esta jornada de nome “One STADA for Growth“ continuou em 2021. O grupo fortaleceu os seus pilares para um crescimento sustentável através de mais aquisições e parcerias de desenvolvimento comercial globais no primeiro semestre de 2021, particularmente nos setores de medicamentos especializados e de Consumer Healthcare.

A 4ª posição da STADA no mercado europeu de CHCs vai ser reforçada através de duas transações com a Sanofi. Primeiramente, a STADA concordou em adquirir 16 marcas da Sanofi, incluindo: Silomat, Mitosyl e Frubiase em mercados europeus centrais como França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Portugal. Esta transação, que segue a aquisição do ano passado da STADA de 15 marcas de CHC da GSK, está prevista ser finalizada durante o 3º trimestre de 2021.

Em segundo lugar, a STADA irá, a partir de Novembro de 2021, atuar como o parceiro de distribuição local do portfólio de Consumer Healthcare da Sanofi em 20 países europeus incluindo países Nórdicos, Holanda, Irlanda, Bulgária, Estados Bálticos, bem como os países dos Balcãs e do Adriático. O contrato cobre aproximadamente 50 marcas de CHC bem estabelecidas e atualmente comercializadas pela Sanofi nestes territórios, tais como o Aleggra, Bisolvon, Dulcolax e Essentiale Forte N.

Simultaneamente, a STADA continuou a fortalecer o seu papel crescente no fornecimento de medicamentos especializados diferenciados em segmentos com necessidades médicas consideráveis. Pouco depois do final do primeiro semestre de 2021, a STADA anunciou uma parceria com a empresa sueca Calliditas, com o objetivo de registar e comercializar o primeiro tratamento de sempre aprovado na União Europeia (UE) para a Nefropatia por IgA (IgAN), uma doença renal crónica autoimune. IgAN é considerada uma doença rara na UE, potencialmente conferindo 10 anos de exclusividade no mercado a partir da data de concessão da aprovação de comercialização da UE.

O foco da STADA na sua evolução cultural contnua, o que pode ser comprovado pelos resultados consistentes do último inquérito realizado aos funcionários. Mais de 80% dos 13.000 trabalhadores confirmou que estava muito motivado e orgulhoso em trabalhar na STADA. De forma a dar ainda mais destaque a esta mudança cultural, a equipa da Direção Executiva, que inclui o CEO Peter Goldschmidt, o CFO Wolfgang Ollig e o CTO Miguel Pagan, foi reforçada com a adição de Simone Berger, Diretora dos Recursos Humanos globais. “A nossa ambição é criar a melhor equipa da nossa indústria com um forte crescimento cultural “, comentou Berger. “Como uma melhoria adicional, damos também as boas vindas ao nosso Diretor de medicamentos especializados, Bryan Kim, e ao nosso Diretor de Consumer Healthcare, Volker Sydow.“

“Permitindo o acesso a medicamentos de alta qualidade, a STADA contribui diariamente para a sustentabilidade dos sistema de saúde do mundo inteiro,“ disse Goldschmidt. “Assinando recentemente uma carta de compromisso para aderir ao Pacto Global das Nações Unidas, o grupo demonstrou apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente o ODS 3, cobrindo a Saúde e Bem-estar. Através do recente STADA Health Report publicado anualmente, contribuímos para o debate em torno do sistema e das políticas de saúde com dados cientificamente verificados e obtidos de 30.000 participantes em 15 países.”

Sobre a STADA Arzneimittel AG
A STADA Arzneimittel AG está sediada em Bad Vilbel, na Alemanha. A empresa tem foco numa estratégia com três pilares principais que consistem em genéricos, produtos farmacêuticos especializados (Specialty Care) e produtos de saúde para o consumidor sem prescrição médica (Consumer Health Care). A nível mundial, a STADA Arzneimittel AG vende os seus produtos em aproximadamente 120 países. No ano financeiro de 2020, a STADA alcançou vendas de grupo de 3.010,3 milhões de euros e lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de 713,3 milhões euros. Em 31 de dezembro de 2020, a STADA empregava 12.301 pessoas em todo o mundo.

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