Startup que criou mini-frigorífico para medicamentos já tem 8.700 reservas 859

Startup que criou mini-frigorífico para medicamentos já tem 8.700 reservas

 


10 de novembro de 2017

A startup vencedora do concurso para empresas em fase inicial da conferência de tecnologia Web Summit já tem 8.700 pré-reservas para o mini-frigorífico portátil para medicamentos, que custa pelo menos 150 euros, segundo o fundador.

O presidente executivo da startup francesa Lifeina, Uwe Diegel, indicou que o objetivo é vender o equipamento «em todos os países do mundo».

Uwe Diegel precisou que, para já, a Lifeina vai começar por apostar em países como os Estados Unidos, a Austrália e os europeus, por já saber «como funcionam».

Em 2019, o objetivo é passar a disponibilizar este equipamento na Ásia e na América Latina, apontou.

De acordo com o responsável, os preços «variam entre 150 e 250 euros», dependendo do que o pack traz – se apenas uma bateria ou mais e quais os acessórios.

A ideia para criar este mini-frigorífico portátil surgiu ao início por brincadeira para poder armazenar medicação do seu irmão, evitando colocá-la no frigorífico doméstico, confidenciou Uwe Diegel.

«É um negócio acidental», admitiu, sustentando, ainda assim, que «os melhores projetos são guiados por necessidades», citou a “Lusa”.

Notando que a percentagem de pessoas que usa este tipo de medicação está a aumentar em todo o mundo, vincou que o equipamento se dirige a vários tipos de doenças, entre as quais cancro e esclerose múltipla.

«O maior problema é que as pessoas que sofrem destas doenças e querem continuar a trabalhar, não conseguem levar os medicamentos com elas e acabam por deixá-los em casa, tomando só quando regressam, e isso cria um efeito ioiô».

Este equipamento, que é recarregável, permite resolver esse problema e também monitorizar a temperatura da medicação e ainda avisa o paciente para tomar os medicamentos.

A longo prazo, o objetivo é criar um equipamento de maiores dimensões para o transporte de órgãos, adiantou.

A Lifeina venceu o concurso de pitch (breve apresentação de uma empresa de três a cinco minutos) deste ano na Web Summit.