Student Exchange Programme: Cerca de 90 estudantes internacionais de Farmácia escolhem Portugal como destino para estágio de verão 539

Student Exchange Programme: Cerca de 90 estudantes internacionais de Farmácia escolhem Portugal como destino para estágio de verão

10 de Agosto de 2015

O Student Exchange Programme (SEP) dá a oportunidade a centenas de estudantes de Farmácia de viajar e realizar estágios em mais de 50 países, em várias áreas do setor farmacêutico. Este ano, Portugal recebe cerca de 90 estudantes provenientes de 15 países para realizar estágios e o intercâmbio permite também que 140 estudantes portugueses se candidatem para realizar estágios no estrangeiro em 2016.

Organizado pela International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF) com o apoio dos seus membros, entre os quais a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), o projeto SEP foi iniciado em 1958 e, anualmente, permite a realização de cerca de 600 intercâmbios entre estudantes de Ciências Farmacêuticas em 50 países em todo o mundo.

Os estágios de verão têm duração média de um mês, podendo ser de até 3 meses, em áreas do setor farmacêutico como farmácia comunitária, farmácia hospitalar, análises clínicas, indústria e distribuição farmacêutica, investigação científica em Instituições de Ensino Superior e ainda outras Instituições de Saúde Pública. O SEP é, por isso, uma oportunidade única de viver uma experiência internacional de contexto profissional que tem marcado gerações e permite a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências, mas sobretudo o contacto com o contexto do setor farmacêutico num país e cultura diferentes dos de origem.

Portugal tem sido consecutivamente um país em destaque neste programa de estágios o que se reflete não só no elevado número de alunos que escolhem o nosso país como local de eleição para a realização do estágio (alunos incoming) mas também no número de estudantes portugueses (alunos outgoing) que aderem a este projeto que, anualmente, se tem tornado cada vez mais uma referência. Os destinos mais escolhidos pelos estudantes portugueses são a Polónia, a Turquia e a Alemanha, sendo que os Estados Unidos da América, Egipto e Holanda também fazem parte das escolhas.

Em 2015, o número de alunos portugueses que embarca na aventura do SEP ascende aos 85 e as áreas de estágio mais procuradas são a investigação científica e a indústria farmacêutica, apesar da farmácia comunitária acolher a maioria deles.

As vagas outgoing atribuídas a cada país são calculadas com base no número de estudantes estagiários recebidos no ano anterior. Portugal tem sido um dos países do mundo que proporciona maior número de vagas para os estudantes de farmácia estrangeiros, sendo possível a sua colocação nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Covilhã e Faro, através da colaboração dos membros da APEF (AEFFUL, AEFFUP, NEF/AAC, AECFUL, NCF AEISCS-N, NECF-AEISCSEM, UBIPharma e NECiFarm), sendo que as áreas preferenciais são a farmácia comunitária, a investigação científica e as análises clínicas. No ano de 2015, serão cerca de 90 a estagiar em Portugal, de 15 países diferentes, sendo que a maioria é proveniente da Polónia, Turquia e Sérvia.

SEP Weekend
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, na Figueira da Foz, que se reuniram os estudantes internacionais que se encontram a realizar SEP de norte a sul de Portugal para um fim de semana intenso de convívio, aventura e uma agradável experiência no Oeste que lhes permitiu mergulhar na cultura portuguesa. Com cerca de 35 estudantes estrangeiros e um total de 50 participantes no evento, os alunos de farmácia tiveram uma oportunidade única de conhecer a cidade, embarcar numa travessia do rio Mondego e ainda experimentar surfar nas ondas da praia do Cabedelo.

O feedback dos participantes revelou que as memórias deste SEP Weekend marcaram a sua experiência em Portugal e o espírito de convívio e partilha multicultural foi, sem dúvida, o que mais enriqueceu a atividade.