Sun Pharmaceutical vai adquirir Ranbaxy em negócio avaliado em 3.2 mil milhões de dólares 572

Sun Pharmaceutical vai adquirir Ranbaxy em negócio avaliado em 3.2 mil milhões de dólares

08-Abr-2014

A Sun Pharmaceutical anunciou que vai comprar a Ranbaxy Laboratories através de um acordo avaliado em 3.2 mil milhões de dólares. A Daiichi Sankyo, que atualmente detém 63,4% da Ranbaxi, apoia este negócio e passará a ter uma participação de 9% na empresa resultante desta fusão, ficando ainda com o direito de nomear um diretor para o conselho de administração da nova companhia.

Dilip Shanghvi, diretor executivo da Sun, indicou que «a Ranbaxy tem uma presença significativa no mercado farmacêutico indiano e no norte-americano», acrescentando que «nos mercados emergentes de elevado crescimento, conta com uma forte plataforma».

Segundo os termos do acordo, os acionistas da Ranbaxy vão receber 0,8 ações da Sun por cada uma das que detêm presentemente. As companhias assinalaram que as taxas de câmbio representam um valor de 457 rupias (7,60 dólares) por cada ação da Ranbaxy, o que se traduz por um prémio de 24,3% face ao preço médio por ação da empresa nos últimos 60 dias.

Segundo as companhias, a fusão vai dar origem à quinta maior empresa de genéricos a nível global e à maior empresa indiana, com receitas combinadas estimadas em 4.2 mil milhões de dólares. O negócio foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de administração da Ranbaxy e da Sun Pharmaceuticals. A Sun acrescentou que dependendo das aprovações regulamentares, a transação, que está avaliada em 4 mil milhões de dólares, incluindo a assunção da dívida, deverá estar concluída até ao final deste ano.