Suspensão e retirada do mercado de lotes de produto cosmético 211

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) declarou, ontem, no seu portal, que foi informado pelo Laboratoire NUXE Portugal da possível contaminação microbiológica do NUXE VERY ROSE ÁGUA MICELAR PN 400 ml com Burkholderia cepacia, estando em questão os lotes P124A155, P124B156 e P224B155.

A presença desta bactéria, ainda de acordo com o Infarmed, pode causar infeções, sobretudo em pessoas com problemas respiratórios e ou imunocomprometidas.

Considerando que os referidos lotes foram distribuídos em Portugal, a empresa adotou medidas adequadas para a recolha voluntária dos referidos lotes.

No entanto, de forma a manter a segurança dos consumidores e a proteção da Saúde Pública, a autoridade reguladora determinou que as entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar e os consumidores que tenham estes produtos não os devem utilizar, podendo devolvê-los no local de aquisição.

Para informações adicionais relativamente ao produto em questão, o Infarmed esclarece que deverá ser contactado o distribuidor, ou seja, o Laboratoire NUXE Portugal.