Cerca de metade das mulheres em todo o mundo são afetadas por Infeções do Trato Urinário (ITU). Em Portugal, as cistites representam 90% das ITU1. O aumento da frequência em urinar, o ardor, a dor e a urgência miccional são os sintomas mais comuns da cistite aguda.
De acordo com alguns estudos, 20 a 30%2,3 das mulheres com cistite aguda tem uma recidiva, sendo a Escherichia coli a bactéria responsável por 70 a 80%3 dos casos, por migração destes microrganismos do reto para a bexiga. Daí a importância de manter o equilíbrio do trato urinário.
O tratamento da cistite com antibióticos não está isento de efeitos secundários. Destrói as bactérias nocivas, mas também as benéficas, levando ao desequilíbrio da microbiota e ao aumento da probabilidade de recorrência das infeções.
Symbiosys® Cystalia contém as estirpes probióticas selecionadas Lactobacillus rhamnosus LR06 e Lactobacillus plantarum LP02, com evidência científica em inibir a proliferação de bactérias patogénicas, além de extrato de arando vermelho4, que também ajuda a prevenir a adesão deste tipo de bactérias prejudiciais à bexiga.
Symbiosys Cystalia ajuda a manter o equilíbrio do trato urinário; foi formulado para ajudar a prevenir os casos de desconforto urinário persistente. É muito fácil de tomar – basta uma saqueta de Cystalia todas as manhãs e o pó é dissolvido na boca para uma toma sem água.
Boas regras de higiene e uma boa alimentação em associação com probióticos e arando vermelho ajudam a prevenir as infeções do trato urinário.
Saiba mais sobre as infeções do trato urinário e sua prevenção com probióticos nos cursos e-learning para farmacêuticos creditados e gratuitos disponíveis na plataforma mybiocodex.pt e não perca o curso “Intervenção Farmacêutica na Cistite”.