Tanzânia confirma os dois primeiros casos de mpox 272

A Tanzânia confirmou ontem os primeiros dois casos de infeção por vírus Monkeypox (mpox), uma doença potencialmente fatal que está a afetar vários países africanos e para a qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém o nível de alerta máximo.

Dois indivíduos com sintomas foram isolados e testados no domingo, disse a ministra da Saúde, Jenista Mhagama, num comunicado publicado na rede social X, citado pela Lusa.

“Os casos suspeitos incluem um condutor de camião que chegou a Dar es Salaam vindo de um país vizinho”, acrescentou.

A Tanzânia partilha com Moçambique uma fronteira de 756 quilómetros.

De acordo com um relatório da CDC África, a agência de saúde da União Africana (UA) publicado na semana passada, foram confirmados 6.034 casos de mpox desde janeiro em 22 países, resultando em 25 mortes.

No final de fevereiro, a OMS manteve o nível de alerta máximo para a epidemia de Mpox, tendo em conta o aumento contínuo do número de casos e dos países afetados.

Isto depois de ter declarado uma emergência de saúde pública de âmbito internacional em 14 de agosto de 2024, em resposta à rápida propagação da doença em África, particularmente na República Democrática do Congo, que tem uma fronteira de 2.511 quilómetros com Angola.