De acordo com os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), publicados no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foram mais de 30 mil as teleconsultas realizadas durante o ano de 2019.
Aliás, 2019 foi o ano que registou o número mais elevado de teleconsultas, com um crescimento de 13,5% relativamente a 2018 e de 5,7% face a 2017. Em média foram realizadas diariamente mais de 80 teleconsultas (num total de 30.074).
Desde 2016 e até ao dia 31 de janeiro de 2020 foram realizadas mais de 100.000 teleconsultas no SNS, que permitiram que o utente pudesse ser visto por um médico, através de um computador ou de um telemóvel.
Desde que este serviço existe, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos foi a que mais se destacou, com o maior número de teleconsultas.
Segundo a SPMS, o Centro Nacional de TeleSaúde tem “contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português”, e as teleconsultas melhoraram “a acessibilidade, levando o SNS a todos os cidadãos, o que representa uma mais-valia para todo o sistema de saúde”.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde indicam ainda que ainda durante o mês de fevereiro a teleconsulta irá arrancar no Centro Hospitalar do Oeste, no Hospital de Ovar e no Centro Hospitalar Póvoa do Varzim – Vila do Conde.