Faltam apenas dois dias para serem conhecidos os novos órgãos sociais da Associação Nacional das Farmácias. No próximo sábado, dia 9 de março, a Lista A, encabeçada por Duarte Santos, e a Lista E, liderada por Ema Paulino, que se recandidata à presidência da direção, submetem-se à vontade dos eleitores.
O Netfarma tem acompanhado a campanha eleitoral, trazendo-lhe, inclusivamente, numa iniciativa conjunta com a Farmácia Distribuição, um grande debate entre os dois candidatos. Depois das trocas de ideias, muitas vezes acesas, dessa noite, e de praticamente mais duas semanas de campanha eleitoral, apuramos agora junto dos candidatos um balanço da mesma e ainda uma última mensagem.
Assim, e logo em começo de conversa, Duarte Santos foi simples e direto ao adjetivar a campanha, não só para si, como, segundo o próprio, para todos os elementos da Lista A: “Foi verdadeiramente extraordinária”.
Eleições ANF 2024: Assista na íntegra ao debate entre Duarte Santos e Ema Paulino
Explicou que, partindo do facto de a candidatura defender uma ANF mais próxima das farmácias, “e sendo fiéis a esse princípio e a essa visão”, foi cumprido o “compromisso de estar com as farmácias de todos os distritos do país”, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. “Isto trouxe-nos uma riqueza fantástica, porque tivemos a oportunidade de ouvir os reais problemas das farmácias. E elas sentem que a associação, ao longo do último mandato, tem estado muito distante das farmácias”, disse.
“Identificámos também que as nossas ideias e os projetos que apresentámos respondem às necessidades reais das farmácias de todo o país. Permite-lhes ter a esperança de um setor mais unido, mais forte e o recuperar de uma ANF forte e coesa, o que tradicionalmente tem sido ao longo das décadas: o garante da segurança e da capacidade para sonhar com o desenvolvimento da atividade. Foi aquilo que vimos como mais importante e relevante ao longo desta campanha, a possibilidade de ouvir e a aprovação, a expectativa e a retificação das propostas que fizemos às farmácias”, acrescentou.
Questionado sobre o que ouviu junto das farmácias, relativamente àquelas que são as suas maiores preocupações, Duarte Santos destacou que estas estão “muito preocupadas com a dimensão dos recursos humanos”. “Esta é uma situação que se tem agudizado e é um grande desafio, para o qual nós temos propostas que podem trazer resultados a curto e médio prazo”, disse ainda.
Eleições ANF 2024: Conheça os programas que guiam as candidaturas de Duarte Santos e Ema Paulino
“Há também uma grande preocupação quanto à economia da farmácia. Os custos da farmácia têm aumentado muito e as perspetivas de rentabilidade não são uma certeza. Aquilo que se vê é uma grande preocupação e grandes críticas a uma agenda focada na prestação de serviços farmacêuticos, mas que não acautela a sustentabilidade, nem a necessidade de garantir uma margem de contribuição positiva para as farmácias. No contexto do nosso programa e da nossa visão, a defesa da economia da farmácia é um compromisso que as farmácias recebem com grande entusiasmo”, finalizou sobre o tema.
Como última mensagem, o candidato à liderança da direção da Associação Nacional das Farmácias, por parte da Lista A, começou por “agradecer a inspiração que as farmácias e os associados têm dado”. “Essa inspiração significa para nós a confirmação de que foi uma boa decisão apresentarmo-nos enquanto lista. Temos uma equipa sólida que é construída por pessoas com diferentes visões, representativas de várias regiões, tipos de farmácia e capaz de unir todas as gerações”, frisou.
Duarte Santos refere que a sua equipa tem a “motivação certa e um projeto sólido”, tendo identificado as “dificuldades que estão a ser vividas pelas farmácias, pela ANF e pelas empresas do grupo empresarial da ANF”. “Temos as soluções que se impõem para cada domínio e uma equipa capaz de tomar decisões. E este caminho só pode ser feito por ou com alguém que tenha a capacidade de gerir os equilíbrios internos e unir os associados”, afirmou.
“Acreditamos seriamente que esta é a derradeira oportunidade para unir e motivar o nosso setor para um futuro sólido, transparente e de sucesso para as farmácias. Quero dizer que tem sido para nós um privilégio fazer este caminho ao serviço das farmácias. Estamos motivados, determinados, queremos e pedimos que os associados confiem em nós e votem na lista A”, finalizou.