Um teste rápido para diagnosticar a malária, doença que matou 600.00 pessoas em 2022, foi o projeto vencedor do programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, anunciou esta segunda-feira (26) a instituição.
Modelos que permitem simular cirurgias em três dimensões e tijolos reciclados receberam o segundo e terceiros lugares, numa iniciativa que contou com mais mil alunos na 12ª edição.
A universidade destacou, em comunicado, que a malária é uma das doenças mais antigas do mundo, tendo sido contabilizados 249 milhões de casos em 2022.
O “Malaria Sense” é um teste rápido de diagnóstico em papel e assenta numa tecnologia que, com apenas uma gota de sangue, “deteta a malária em poucos minutos”.
“A solução de diagnóstico imediato e sustentável convenceu o júri composto por cientistas e empreendedores nacionais”, lê-se no documento, citado pela Lusa.
Os alunos desenvolveram projetos tecnológicos e científicos, com vista a encontrarem “soluções concretas para problemas reais da sociedade”.
Uma plataforma de planeamento cirúrgico com modelos 3D (OperateInSight) e uma solução que transforma resíduos de construção em tijolos reciclados (WasteWise Innovations) mereceram também a distinção do júri.
O primeiro prémio tem um valor monetário de 2.000 euros, o segundo recebe 1.000 euros e o terceiro, 500 euros.
O Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT realizou-se ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos Fundos Europeus NextGeneration EU.