A TEVA lançou, em Portugal, o Seffalair Spiromax, um medicamento aprovado para tratamento regular da asma em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos não controlados adequadamente com corticosteroides inalados.
Este medicamento encontra-se disponível na forma de um pó para inalação no dispositivo inalador Spiromax e é fornecido em duas dosagens: uma com 12,75 microgramas de salmeterol e 100 microgramas de fluticasona e uma mais elevada, com 12,75 microgramas de salmeterol e 202 microgramas de fluticasona.
Esta nova opção para o tratamento da asma oferece a possibilidade de usar doses mais baixas de salmeterol/propionato de fluticasona, com o mesmo perfil de segurança e melhorias na função pulmonar comparáveis a outros dispositivos de pó seco contendo a mesma associação ICS/LABA.
O medicamento foi aprovado após os resultados positivos em mais de 3.000 doentes com asma, em 2 ensaios com a duração de 12 semanas, um ensaio de segurança de 26 semanas e 3 ensaios de dosagem.