Teva obtém aprovação da FDA para versão genérica do Lovaza da GSK 698

Teva obtém aprovação da FDA para versão genérica do Lovaza da GSK
10-Abr-2014

A Teva anunciou que pretende lançar o mais brevemente possível uma versão genérica do suplemento concentrado de ómega 3, depois de obter luz verde por parte da Food and Drug Administration (FDA).

A empresa israelita acredita ter sido a primeira a solicitar aprovação para este produto e a única que a recebeu, apontou o “Firstword”.

Em maio de 2012 um tribunal distrital norte-americano bloqueou a Teva e a Par Pharmaceutical de lançar versões geéricas do Lovaza, defendendo que as patentes detidas pela GlaxoSmithKline (GSK) e sua parceira Pronova BioPharma tinham validade até 2013 e 2017. No entanto, um outro tribunal dos EUA anulou o referido veredicto, determinado que uma das patentes tinha expirado e a outra tinha sido tornada pública. A Pronova tinha anteriormente chegado a um acordo com a Apotex, que permitia a esta última comercializar a versão genérica do Lovaza nos EUA a partir do primeiro trimestre de 2015, ou antes, sob algumas circunstâncias.

As vendas anuais do tratamento destinado ao controlo dos níveis elevados de triglicéridos no mercado norte-americano equivalem a cerca de 1.1 mil milhões de dólares.