O Professor de Saúde Global Tiago Correia foi nomeado diretor do Centro Colaborador da OMS para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa.
O centro produz cursos, projetos de investigação, formula e avalia políticas e modelos de planeamento, tendo em vista a situação dos profissionais de saúde, a sua defesa/capacitação e a divulgação junto de decisores políticos e público em geral.
A sua missão é servir como hub de conhecimento, não só em Portugal, como nos PALOP e na Europa, em linha com a Estratégia Global da OMS para a Força de Trabalho 2030.
Em nota, é informado que o centro pretende contribuir para as estruturas da OMS que existem em todo o mundo, a melhoria dos institutos de saúde pública na qualificação dos recursos humanos (atração, retenção e distribuição), a formação profissional no contexto da transformação digital e mudanças no mercado de trabalho, o planeamento e a resiliência dos sistemas de saúde, através da investigação de excelência e promoção de competências de gestão e liderança e proteger os profissionais em contextos de emergência de saúde pública e zonas de conflito.
O centro almeja parcerias com entidades governamentais, instituições de saúde públicas e privadas, institutos de ensino superior, agências internacionais de saúde (Nações Unidas, Banco Mundial, UNICEF) e ONGs que operem em contextos de conflito e emergência.