A Tickit, nova aplicação de prevenção orientada por Inteligência Artificial (IA), fornecerá dados atuais sobre a distribuição e prevalência das carraças e é lançada no âmbito da campanha de saúde animal Protect Our Future Too, da MSD Animal Health, que desenvolve, fabrica e comercializa serviços e medicamentos veterinários.
“A aplicação foi criada em resposta a uma preocupação partilhada pelos Médicos Veterinários de que as fontes de dados fiáveis sobre o número de carraças são cruciais para uma vigilância ativa e uma ciência colaborativa. Espera-se que estes dados possam ajudar a desenvolver estratégias que combatam os efeitos do aumento global da temperatura na saúde dos animais de companhia”, explica a empresa em comunicado.
A aplicação Tickit App é fornecida gratuitamente aos profissionais de saúde animal, para que possam carregar fotografias das carraças individuais encontradas nos animais de companhia, numa base de dados europeia. A aplicação identifica o tipo de carraça e a sua localização geográfica e, através de tecnologia inovadora de IA, revela padrões de migração de carraças em toda a Europa, identificando até cinco espécies.
“Sabemos que o aumento global da temperatura influencia a distribuição das carraças e esperamos que esta aplicação inovadora seja um passo importante para ajudar a proteger os animais de companhia de doenças transmitidas por carraças, ao revelar uma perspetiva geral da prevalência destes parasitas” afirma Teresa Cabrita, Marketing Manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal.
A Tickit App está disponível na App Store e no Google Play para as clínicas que aderiram ao programa internacional de recolha de imagens de carraças da MSD Animal Health. Para aceder à aplicação, as clínicas requerem um código especial enviado por um representante de vendas da MSD Animal Health.