Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) anunciaram, através de comunicado, que já é possível prescrever todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, por via eletrónica.
“Já é possível a prescrição de todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), de forma desmaterializada, nos cuidados de saúde primários”, indicaram os SPMS, no seu portal.
Estas requisições emitidas, de modo a poder facilitar o utente, “podem ser acedidas na app SNS24 ou na Área Pessoal do Portal SNS24 (sns24.gov.pt) e recebidas através de SMS e email”, explicam os SPMS.
Estão abrangidas “as requisições de radiografias, de TAC, de provas de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios (em tapete rolante ou bicicleta ergonómica), de testes de alergologia ou de colonoscopias”, acrescenta o portal.
Segundo dados dos SPMS, “desde o dia 1 de abril já foram emitidas mais de 302 mil (302.639) requisições de forma desmaterializada, das quais mais de 33 mil só no dia de hoje”, o que significa que esta alteração “permitiu atingir uma taxa de prescrição eletrónica de cerca de 85%, quando anteriormente rondava os 36%”.