TOP Farmácia Hospitalar vai comparar boas práticas entre serviços farmacêuticos 449

O “TOP Farmácia Hospitalar” vai permitir a comparação de boas práticas entre unidades similares, contribuindo também para identificar áreas de excelência e oportunidades de melhoria.

O projeto de âmbito nacional, que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Saúde, é da responsabilidade da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e da IASIST Portugal, empresa do Grupo IQVIA.

A Farmácia Hospitalar é uma componente essencial na atividade diária do hospital, determinante para garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados. Em comunicado, a OF salienta que a maioria dos serviços farmacêuticos hospitalares já recolhe dados da sua atividade para efeitos de certificação e/ou acreditação, não existindo atualmente um sistema padronizado a nível nacional, que permita medir, de forma quantitativa e objetiva, as atividades e o desempenho dos serviços farmacêuticos hospitalares.

Para participar

O desafio foi lançado aos conselhos de administração de todas as unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Serviço Regional de Saúde dos Açores e da Madeira. Mais de três dezenas de hospitais já confirmaram a sua participação neste estudo, cujo prazo para envio de respostas termina no final do mês de maio.

As instituições devem reunir informação sobre vários indicadores de desempenho, relevantes e mensuráveis, relacionados com as atividades clínicas e de suporte desenvolvidas nos serviços farmacêuticos hospitalares.

Após a validação e cálculo das informações remetidas, está prevista a realização de um evento público de apresentação de resultados, agendado para 29 de outubro, num momento de projeção e valorização da Farmácia Hospitalar e de distinção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares que mais se destacaram na implementação de boas práticas.

Pode consultar mais informações sobre o projeto TOP Farmácia Hospitalar neste site.