TRAg comparticipados nas farmácias só a partir de quarta-feira 947

Ao invés desta terça-feira, os testes rápidos de antigénio (TRAg), que voltaram a ser comparticipados pelo Estado até dez euros e feitos apenas mediante prescrição, vão para as farmácias na próxima quarta-feira, pois ainda estão a ser acertados alguns detalhes.

O regresso deste tipo de testes à covid-19 às farmácias foi decidido pelo Governo na passada segunda-feira mas, segundo Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, disse à Lusa esta tarde, a situação está ainda “em vias de resolução”.

“Estamos agora a ver como é que as farmácias vão aceder a esta base de dados e depois como fazem a ligação entre essa base de dados e a comparticipação que fazem às pessoas para não terem de fazer o pagamento”, referiu a farmacêutica pela manhã desta terça-feira.

Com as farmácias a “envidarem todos os esforços” para que tudo se torne mais eficiente o mais rapidamente possível, Ema Paulino frisou ainda que as equipas técnicas estão a trabalhar “afincadamente”, mas que tudo “pressupõe desenvolvimentos informáticos e acessos que têm de ser dados às farmácias”. 

A presidente da ANF garantiu ainda que a medida é “excelente” para “ajudar a reduzir a pressão” que se sente, sobretudo, “nas urgências hospitalares e centros de saúde”.