Transferência de farmácia no concelho de Abrantes contestada pela população 470

Transferência de farmácia no concelho de Abrantes contestada pela população

27-Fev-2014

A população da freguesia de Bemposta, no concelho de Abrantes, está a promover um abaixo-assinado para tentar impedir a anunciada transferência de uma farmácia para a freguesia urbana de Alferrarede.

O presidente da Junta de Freguesia de Bemposta, Manuel Alves (PS), disse que «a falta de cuidados de saúde começa a ser uma verdadeira preocupação», na medida em que já não há um médico de família a exercer em Bemposta, e agora a localidade está «na iminência de perder a única farmácia que serve a população», cerca de 2.000 habitantes.

«A próxima farmácia fica a cerca de 12 quilómetros de distância, em Rossio ao Sul do Tejo, e a Bemposta é uma das maiores freguesias do país, em área, com uma população bastante envelhecida e com dificuldade de movimentação», frisou.

A Assembleia de Freguesia de Bemposta aprovara, já em dezembro, uma deliberação contra a transferência da farmácia e a população lançou uma petição «contra a mudança», que conta com cerca de 600 assinaturas. Manuel Alves, presidente da Junta de Bemposta, disse à “Lusa” «entender as preocupações de viabilidade económica» dos proprietários da farmácia, defendendo um processo de «discriminação positiva para as farmácias da província».

«O INFARMED está a analisar o processo e a Junta de Freguesia e os seus eleitos esperam que tenha em consideração a salvaguarda do interesse das populações, nomeadamente estas de cariz rural, e emita um parecer desfavorável à transferência», disse o presidente daquela autarquia.