Três mil médicos vão ser aumentados 500 euros por mês 28 de Julho de 2015 Milhares de médicos que subiram na carreira nos últimos anos vão ser aumentados, um direito que esteve suspenso devido ao memorando de entendimento assinado em 2011 com a troika e após anos de atrasos na realização dos concursos.
Só entre 2002 e 2005, há cerca de três mil médicos que obtiveram o grau de consultor e que agora irão receber, em média, mais 500 euros por mês, estando apenas à espera da saída do despacho, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
O grau de consultor está previsto nos acordos coletivos de trabalho e permite aos clínicos – nas várias áreas de especialidades – ascender na carreira, passando da categoria de assistentes para a de assistentes graduados.
O desbloqueio dos pagamentos foi confirmado ao “DN” pelo Ministério da Saúde, que afirmou que o assunto será alvo de «um despacho conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças. O documento encontra-se em elaboração, prevendo-se a publicação para as próximas semanas». Os efeitos serão imediatos: «O pagamento efetivar-se-á com a entrada em vigor do referido despacho conjunto». |