Troca de seringas em farmácias retomada em dezembro 560

Troca de seringas em farmácias retomada em dezembro

18 de novembro de 2014

A Associação de Farmácias de Portugal garante que volta a arrancar, no início de dezembro, o programa de troca de seringas para toxicodependentes, suspenso há 2 anos.

Estas trocas chegaram a ser anunciadas para o verão, depois de um acordo assinado com o Ministério da Saúde.

À “TSF”, a presidente da Associação, Manuela Pacheco, disse que a última reunião, realizada na semana passada, teve luz verde. Manuela Pacheco garantiu que a troca de seringas volta a 1 de dezembro.

Manuela Pacheco explicou, ainda, que o acordo foi alcançado com a Associação de Farmácias de Portugal mas também com a mais representativa, a Associação Nacional das Farmácias (ANF). No entanto, contactada pela “TSF”, a ANF disse que desconhece que o programa de troca de seringas volte ao ativo no início de dezembro.

Já o diretor do Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA, António Diniz, confirmou que o objetivo é ter a troca de seringas, de novo, nas farmácias, no início de dezembro, nos distritos de Lisboa e Setúbal.

O diretor do Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA aplaudiu o regresso da troca de seringas às farmácias. Mas sublinhou que este programa já não vai ser gerido pelas farmácias, mas sim pelo Ministério da Saúde.

Para além deste serviço para toxicodependentes, o acordo assinado em julho com o Ministério da Saúde também previa um programa nas farmácias de apoio no controlo da diabetes.

A presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, disse que neste caso ainda não há acordo pois é uma área que traz muito mais custos às farmácias.