UE aprova tratamento de curta duração da AbbVie contra hepatite C 377

UE aprova tratamento de curta duração da AbbVie contra hepatite C

08 de Setembro de 2016

A AbbVie anunciou que a Comissão Europeia aprovou a atualização de RCM de Viekirax para a sua utilização num tratamento de menor duração com ombitasvir/paritaprevir/ritonavir em associação com ribavirina (RBV) em doentes adultos infetados pelo vírus da hepatite C (VHC) de genótipo 4 (GT4) com cirrose compensada (Child-Pugh A).

Viekirax com RBV foi anteriormente aprovado para o tratamento de doentes de GT4 com cirrose compensada durante 24 semanas, mas pode agora ser prescrito para tratamento durante 12 semanas na União Europeia, incluindo em Portugal.

«Na AbbVie a nossa prioridade são os doentes e trabalhamos diariamente para disponibilizar os maiores avanços científicos ao maior número possível de pessoas infetadas pelo vírus da hepatite C. Nesse sentido, é com enorme satisfação que recebemos a notícia da aprovação da Comissão Europeia ao nosso tratamento de apenas 12 semanas de duração e que encaramos como a recompensa pelo nosso compromisso contínuo para com os doentes infetados pelo VHC», referiu, em comunicado, Renaud Decroix, diretor geral da AbbVie Portugal.
 
«À luz do aumento da prevalência de doentes infetados pelo VHC de genótipo 4 na Europa, a aprovação deste regime de tratamento é de extrema importância para a comunidade de hepatite C pois através desta alteração, todos os doentes de genótipo 4, incluindo os que têm cirrose compensada, podem agora receber tratamento para 12 semanas», afirmou Eduardo Ribeiro, diretor médico da AbbVie Portugal.

Esta aprovação é sustentada por dados do estudo dedicado de fase 3 AGATE-I em doentes infetados pelo VHC de GT4 com cirrose compensada, que demonstraram que com 12 semanas de tratamento com Viekirax e RBV, 97 porcento (n=57/59) dos doentes alcançou resposta virológica sustentada às 12 semanas após tratamento (RVS).