UE doa mais de 170.000 vacinas para países africanos combaterem Mpox 415

A Comissão Europeia vai doar mais de 170.000 vacinas contra a varíola dos macacos para fazer face à epidemia que foi declarada em África.

O executivo comunitário anunciou, hoje em comunicado, segundo a Lusa, que vai doar à autoridade africana para o controlo e prevenção de doenças 175.420 doses das vacinas MVA-BN, para ajudar os países do continente a combater a epidemia.

A Comissão Europeia acrescentou que uma farmacêutica europeia também vai doar 40.000 vacinas, que serão distribuídas com base nas necessidades regionais.

Em simultâneo, Bruxelas está em coordenação com a autoridade sanitária africana para expandir o acesso ao diagnóstico e sequenciação da varíola na região, disponibilizando para isso 3,5 milhões de euros.

O comité de urgência da Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne-se hoje (14) para avaliar a epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), anteriormente conhecido por “varíola dos macacos”, em vários países africanos.

A reunião da OMS ocorre em Genebra, um dia depois de o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) ter declarado “emergência de saúde pública” face à epidemia do vírus Mpox no continente.

A reunião foi convocada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sequência do ressurgimento do Mpox este ano, avança a Lusa.

A varíola é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida por contacto físico próximo com uma pessoa infetada com o vírus.

Desde janeiro de 2022, foram registados 38.465 casos em 16 países africanos, com 1.456 mortes, incluindo um aumento de 160% dos casos em 2024 em comparação com o ano anterior, de acordo com dados publicados na semana passada pelo CDC África.