A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde decidiu afastar o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), que integra o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, no distrito de Setúbal.
O Conselho de Administração é presidido pela farmacêutica Maria Teresa Luciano. O corpo diretivo da ULSAS é ainda constituído por Henrique Manuel Neves Santos, diretor clínico para a área Hospitalar, Pedro Jorge Alves Pacheco, diretor clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Susana Luísa Rafael Almeida Graúdo, enfermeira diretora e Tiago António de Fonseca Mendes, vogal executivo da área financeira.
Segundo fonte hospitalar, citada pela Lusa, esta informação foi avançada pelo conselho de administração da ULSAS durante uma reunião de trabalho com todos os diretores de serviço, chefes de enfermagem, coordenadores e alguns diretores não clínicos.
“As pessoas ficaram admiradas, não estavam à espera e falou-se que reconhecem que o conselho de administração tem vindo a desenvolver um bom trabalho com grande empenho na ligação do hospital aos centros de saúde”, disse a mesma fonte hospitalar.
A decisão foi comunicada por telefone na terça-feira.
Novo presidente
Jorge Seguro Sanches será o novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal, que integra o hospital Garcia de Orta.
“Houve uma pessoa que já foi convidada pelo atual Diretor Executivo para assumir o lugar, essa pessoa posso anunciar, é Jorge Seguro Sanches, que aceitou e estamos a cumprir todos os procedimentos para proceder à sua nomeação”, disse Ana Povo, secretária de Estado da Saúde, à RTP1, ontem, durante a emissão do Telejornal.
Jorge Seguro Sanches, natural de Penamacor, é, segundo a Lusa, militante do Partido Socialista. Foi deputado e governante, assumindo as pastas de secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, de 2019 a 2022, e de secretário de Estado da Energia, de 2015 a 2018, em governos liderados por António Costa. De acordo com a página da Assembleia da República, é licenciado em Direito e pós-graduado em Relações Internacionais e em Direito da Energia.