A Unidade Local de Saúde (ULS) Cova da Beira reforçou os períodos de vacinação nos centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte para fazer face aos picos de afluência previstos para o inverno.
A estrutura de saúde informou a agência Lusa, através do Serviço de Comunicação, de que o novo conselho de administração da ULS, que tomou posse no final de outubro, está a finalizar o Plano de Contingência, mas já há medidas implementadas.
A prioridade nas estratégias de prevenção passa pela articulação com os cuidados de saúde primários, o que já se reflete no reforço da vacinação.
“Os centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte estão inclusive a abrir também aos sábados de manhã, para intensificar a vacinação contra a COVID-19 e a gripe”, frisou a ULS Cova da Beira.
O reforço na vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), “com o objetivo de alcançar a cobertura total das crianças elegíveis”, é outra das medidas em curso.
A ULS Cova da Beira acrescentou que foi definido um “aumento da capacidade instalada nos serviços de urgência pediátrica e de adultos, além de um aumento do número de camas de retaguarda no internamento”.
A estrutura de saúde alertou ainda para que se opte, como primeira linha de triagem, e antes de o utente se deslocar à urgência, pela linha de atendimento SNS24, ligando para o 808242424.
“Estamos confiantes de que estas medidas contribuirão para uma resposta mais eficaz às necessidades da população durante o inverno. Mais detalhes serão partilhados oportunamente”, salientou a ULS Cova da Beira.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, disse na quarta-feira que os hospitais estão a tomar medidas para responder ao aumento da procura durante o inverno e evitar que as urgências atinjam o limite.