
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou 643 consultas farmacêuticas de proximidade no primeiro ano de implementação.
Numa nota de imprensa divulgada ontem, a ULSCB indica que a Consulta Farmacêutica de Proximidade foi iniciada em abril de 2024, na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Alcains, e alargada, nesse mesmo mês, à UCSP da Sertã, “local onde o maior número de utentes da ULSCB beneficia do serviço”.
“Neste primeiro ano, foram realizadas 643 consultas a 98 utentes em sete centros de saúde”.
A ULSCB integra ainda o projeto nacional de entrega de medicamentos em farmácias comunitárias, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 138/2023, com 14 utentes abrangidos desde janeiro de 2025.
Este serviço pioneiro permite, segundo a instituição, “a entrega local de medicamentos hospitalares e o acompanhamento farmacêutico em centros de saúde da área de residência dos utentes, promovendo a acessibilidade, a proximidade e a sustentabilidade dos cuidados”.
De acordo com a ULSCB, a Consulta Farmacêutica de Proximidade reforça a sua missão “ao promover a integração de cuidados entre os níveis hospitalar e primário, garantindo um seguimento farmacêutico especializado, mais próximo e humano”, sendo que se “trata de um contributo relevante para a sustentabilidade do sistema de saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos utentes”.